GT 2: Comunicação, consumo e organizações

Ementa: A partir de teóricos contemporâneos da comunicação e de diferentes campos de conhecimento, objetiva-se problematizar as questões relacionadas aos consumos das organizações e de suas marcas. São estratégicas a este GT as discussões sobre: marcas e reputação; branding; eventos como estratégias de consumo das organizações; as relações com os consumidores; e a imbricação teórica a partir de estudos de caso sobre a relação entre o consumo e as relações públicas. O consumo das marcas organizacionais evidencia os artefatos tecnológicos como forma de inserção e participação social, possibilitando novas formas de expressão. Nesses cenários, as organizações escancaram suas virtudes e mazelas com a rapidez engendrada pela comunicação. Enfatiza-se o convite para reflexões concernentes às implicações culturais, políticas e sociais da contemporaneidade, à luz das teorias da comunicação que problematizam as organizações enquanto agentes dos mais diversos consumos midiáticos.

Palavras-chave: Consumos; Organizações; Comunicação organizacional; Marcas; Branding.

Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Ferreira Freitas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ)

Vice-coordenação: Profa. Dra. Mônica Fort (Universidade Tuiuti do Paraná/UTP)