Regulamento Teses e Dissertações

PRÊMIO ABRAPCORP TESES E DISSERTAÇÕES  2020

Preâmbulo

O Prêmio Abrapcorp de Teses e Dissertações tem como principais objetivos:

  • Fomentar e dar visibilidade à produção científica de qualidade na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas no âmbito dos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Brasil;
  • Estimular o desenvolvimento de redes de pesquisa e potencializar a circulação do conhecimento na área.

Capítulo 1 – Disposições Gerais

Artigo 1. A premiação anual das melhores teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-graduação em Comunicação do Brasil será regida por este regulamento, que contém as regras gerais, os critérios de julgamento, a forma de inscrição e outras informações relevantes.

Capítulo 2 – Nomes e Categorias

Artigo 2. Os prêmios serão denominados: Prêmio Abrapcorp Tese Destaque, relativo à categoria Doutorado, e Prêmio Abrapcorp Dissertação Destaque, relativo à categoria Mestrado, aos quais será acrescentado o ano da premiação do trabalho.

Capítulo 3 – Periodicidade

Artigo 3. A premiação ocorrerá anualmente e considerará os trabalhos defendidos em Programas de Pós-Graduação da área de Comunicação no Brasil do ano anterior ao da premiação, até o dia 28 de fevereiro do ano em que será realizada a premiação.

Capítulo 4 – Elegibilidade

Artigo 4.  São elegíveis as teses e dissertações conforme disposto no Art. 3º deste regulamento e devidamente inscritas e submetidas à avaliação conforme disposto no Capítulo 5.

Capítulo 5 – Inscrição e Submissão de Trabalho

Artigo 5. Os trabalhos serão inscritos por seus autores e submetidos por meio do site da Abrapcorp, dentro do prazo que será divulgado antecipadamente.

  • 1º Ao inscrever-se no prêmio, o(a) autor(a) assume o compromisso de também inscrever-se no Congresso Abrapcorp e, caso seu trabalho seja um dos finalistas, de apresentar sua Dissertação ou Tese no referido evento, em data e horário divulgados na Programação do Congresso Anual. A não apresentação do trabalho implica sua desclassificação do certame.
  • 2º Toda inscrição receberá carta da coordenação do prêmio contendo o referido deferimento ou indeferimento com até 15 dias após o prazo de inscrição estabelecido pela Abrapcorp.
  • 3º A submissão dos trabalhos será feita em PDF, de acordo com as instruções expressas anualmente, quando da divulgação do Prêmio. A Ata de Defesa e a informação sobre a composição da Banca que participou do processo deverão ser anexadas ao trabalho submetido.

Capítulo 6 – Etapas e Critérios de Julgamento

  • 1º Etapa 1º: consiste na avaliação do documento escrito da Tese ou da Dissertação por Comissão Julgadora, com valor máximo atribuído de 90 pontos a partir dos seguintes critérios:a) Relevância e atualidade temática – 15 pontos.
    b) Pertinência e solidez do suporte teórico – 20 pontos.
    c) Rigor metodológico – 15 pontos.
    d) Estrutura do trabalho – 05 pontos.
    e) Qualidade redacional e adequação às normas cultas da língua portuguesa – 15 pontos.
    f) Qualidade dos resultados e potencial para avanço do conhecimento e inovação na área – 20 pontos.
  • 2º Na primeira etapa serão classificadas até três (03) Teses e até três (03) Dissertações como finalistas do Prêmio Abrapcorp. Para ser finalista e participar da segunda etapa, um trabalho precisa integralizar, no mínimo, 70 dos 90 pontos da primeira etapa.
  • 3º A Etapa 2ºconsiste no julgamento da exposição oral das Teses e Dissertações por uma Banca julgadora, durante o Congresso Abrapcorp, com valor máximo atribuído de 10 pontos. Os trabalhos classificados na primeira etapa como finalistas deverão ser apresentados oralmente, durante o congresso, em sessão aberta ao público, em data(s) e horário(s) previamente definidos, para uma Banca com, no mínimo, três professores Doutores. Serão empregados os seguintes critérios:a) Objetividade e clareza – 02 pontos.
    b) Domínio sobre o assunto abordado na apresentação – 02 pontos.
    c) Evidência dos resultados da pesquisa – 02 pontos.
    d) Observação do tempo estabelecido – 01 ponto.
    e) Organização sequencial do assunto abordado na apresentação – 01 ponto.
    f) Qualidade geral da exposição – 02 pontos.
  • 4º A apresentação da segunda etapa deverá seguir rigorosamente o modelo que será disponibilizado anualmente no site da Abrapcorp junto à divulgação do prêmio e do Congresso.

Capítulo 7 – Classificação Final e Critérios de Desempate

Artigo 7. A soma dos pontos das avaliações dos documentos escritos (Teses e Dissertações) com os pontos obtidos da 2º etapa da exposição oral definirá a classificação final do Prêmio.

  • 1º Em caso de trabalhos que integralizarem a mesma pontuação, serão utilizados os seguintes critérios para desempate.

Ficará em posição superior o trabalho que obtiver mais pontos no primeiro critério obedecendo à seguinte ordem:

  1. Pertinência e solidez do suporte teórico;
  2. Qualidade dos resultados e potencial para avanços do conhecimento e inovação na área;
  3. Rigor metodológico;
  4. Qualidade redacional e adequação às normas cultas da língua portuguesa;
  5. Estrutura do trabalho;

Na 2º etapa, acrescenta-se:

  1. Exposição oral (somatória final de todos os critérios avaliativos dessa etapa).

Caso o empate persista, ficará em posição superior o trabalho que obtiver mais pontos no seguinte critério:

  1. Dissertação: Relevância e atualidade temática.
  2. Tese: Originalidade da proposta.

Capítulo 8 – Premiação

Artigo 8. Durante o Congresso Anual da Abrapcorp, após a apresentação de todos os trabalhos finalistas na Programação do Evento, será divulgado o resultado que premiará a Tese e Dissertação Destaque, a saber:

  1. a) Tese Destaque: Certificado de Premiação, estudante e orientador(a), publicação de artigo dela extraído em revista científica da área, além da inclusão na seção Teses e Dissertações Destaque do site da Abrapcorp;
  2. b) Dissertação Destaque: Certificado de Premiação, estudante e orientador(a), publicação de artigo dela extraído em revista científica da área, além da inclusão na seção Teses e Dissertações Destaque do site da Abrapcorp;
  • 1º Os demais trabalhos finalistas receberão certificados de segundos e/ou terceiros lugares no Prêmio.

Capítulo 9 – Comissão Julgadora e Banca Julgadora

Artigo 9. Os trabalhos na 1ªetapa serão analisados por Comissão Julgadora, cabendo à diretoria da Abrapcorp a formação das mesmas. Os trabalhos selecionados para a 2ª etapa serão analisados por uma Banca Julgadora composta por membros da Comissão Julgadora.

1º) A Comissão Julgadora será composta por cinco [5] membros Doutores, escolhidos dentre os Coordenadores e Vice-Coordenadores dos Grupos de Pesquisa da Abrapcorp e/ou por demais doutores pertencentes a diferentes Programas de Pós-Graduação do país.

2º) A Banca julgadora da 2º etapa será composta por três [3] membros Doutores, definidos dentre os membros que compõem a Comissão Julgadora da 1ª etapa.

Artigo 10. Estarão impedidos de compor as Comissões de Julgamento e a Banca de Julgadora os doutores que tiverem trabalhos de seus orientandos participando do Prêmio, além do responsável pela Coordenação do Prêmio.

Artigo 11. Estão impedidos de participar dos prêmios os autores cujos trabalhos foram orientados pela Coordenação do Prêmio.

Capítulo 10 – Coordenação do Prêmio Abrapcorp de Teses e Dissertações

Artigo 12. O Prêmio será coordenado por Doutor Associado à Abrapcorp que será responsável por conduzir o seguinte processo: a) receber, organizar e distribuir os documentos para as Comissões Julgadoras; b) organizar e coordenar as sessões de apresentações das Teses e Dissertações finalistas, previstas em momento específico na Programação do Congresso Anual da Abrapcorp; c) Redigir a ata dos resultados do prêmio; d) conduzir o processo de premiação, durante o referido evento.

Capítulo 11 – Disposições Finais

Artigo 13. A Abrapcorp não custeia a participação dos finalistas no evento.

Artigo 14. A inscrição no concurso implica automaticamente a autorização para a publicação da tese ou dissertação no site da Abrapcorp.

Artigo 15. Casos omissos no Regulamento serão resolvidos pela Comissão Julgadora e pela Diretoria da Abrapcorp.