Anais XIII Congresso Abrapcorp: “Comunicação,
Opinião Pública e Organizações”
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I COLÓQUIO ACADÊMICO 2019
FORMAÇÃO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, ENSINO E METODOLOGIAS ATIVAS
PARA AS RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

A formação do professor universitário tem sido entendida, por força da tradição e ratificada pela legislação, como atinente aos saberes do conteúdo de ensino. “Ser docente no ensino superior, no entanto, não é apenas uma questão de domínio de conteúdo. A prática pedagógica de ensino é complexa e contextualizada” (LORENÇO, LIMA e NARCISO, 2016, P. 691).

As últimas décadas têm sido de intensas mudanças no sistema de ensino superior brasileiro. Entre essas mudanças podemos mencionar: a) expansão e diversificação do sistema de ensino superior; b) institucionalização dos processos de avaliação; c) novo perfil do estudante ingressante; c) novo perfil esperado do egresso no ensino superior; d) mudanças no paradigma científico e pedagógico; e) crescente percepção/cons­cientização dos docentes a respeito da necessidade de formação para sua atuação; f) emergência de um novo perfil de professor universitário; g) baixa cor­relação entre a formação atualmente oferecida em cursos de pós-graduação e a melhoria da qualificação do professor, entre outros.

Também se deve destacar a importância e a influência da tecnologia e das plataformas digitais no ensino, como nas práticas cotidianas no mundo do trabalho.

Há escassez de literatura tanto sobre metodologias de ensino-aprendizagem, como o estado da arte dos cursos de Relações Públicas e da realidade enfrentada por coordenadores e alunos. Nos últimos anos, Ferrari (2018, 2017, 2015) tem se destacado por iniciar pesquisas e debates acerca dos temas citados com o objetivo de mapear a situação atual e promover a reflexão sobre o futuro dos cursos de relações públicas como também da trajetória profissional dos egressos. A intenção é que outros pesquisadores possam se somar à iniciativa para que se tenha material acumulado para orientar os professores, coordenadores dos cursos de Relações Públicas, assim como destacar iniciativas que tem sido impulsadas por acadêmicos diante dos desafios cotidianos.

Proposta do Colóquio Acadêmico:

A criação do Colóquio Acadêmico tem o propósito estabelecer um espaço único para que coordenadores e professores universitários de Relações Públicas e Comunicação Organizacional possam refletir sobre o cenário acadêmico contemporâneo, o novo perfil do docente e do aluno e, também propor novas metodologias de ensino-aprendizagem. O encontro anual pretende proporcionar a interação dos participantes com especialistas nacionais e internacionais das áreas de educação e comunicação e criar uma rede de pesquisadores com o intuito de trocar experiências inovadoras sobre ensino-aprendizagem.

Objetivos Específicos:

Referências

FERRARI, M. A. Didática nos cursos de Relações Públicas: desafios e perspectivas do ensino universitário. Pesquisa desenvolvida com apoio da Fapesp, Eca/USP, 2018.

FERRARI. M. A. Perfil dos cursos de Relações Públicas no Brasil: uma visão dos coordenadores e docentes do processo ensino-aprendizagem. São Paulo. 2017. P. 186. Tese de Livre-Docência. Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo.

FERRARI, M. A.. Pesquisa dos egressos do curso de Relações Públicas da ECA/USP. Relatório de Pesquisa. 2015.

LOURENÇO, C. D. da S., LIMA, M.C., NARCISO, E. R. P. Formação pedagógica no ensino superior. O que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração? Revista Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). vol.21, n.3, p.691-718, 2016.


Maria Aparecida Ferrari
Organizadora do Colóquio Acadêmico de Formação do Professor Universitário