CONFIRA OS TRABALHOS SELECIONADOS PARA O CONGRESSO ABRAPCORP 2014

março 26, 2014 2:06 am

Em 2014 o Congresso Abrapcorp bateu recorde de inscrição de trabalhos. No total foram 120 textos inscritos nos 6 Grupos de Pesquisa e no Espaço de Iniciação Científica.

Após intenso período de avaliação, os pareceristas indicaram os trabalhos selecionados em cada um dos Grupos de Pesquisa. Devido à qualidade dos estudos inscritos, a Diretoria Executiva da Abrapcorp deliberou pela ampliação dos espaços de diálogo no Congresso. Assim, alguns Grupos de Pesquisa poderão ter sessões simultâneas de apresentação, a exemplo do Grupo de Pesquisa 5 – Comunicação, Políticas e Estratégia.

Confira aqui a lista dos trabalhos aprovados nos GRUPOS DE PESQUISA e no ESPAÇO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

   GP 1 – COMUNICAÇÃO, PESQUISA E ENSINO

ANA PAULA DA ROSA

 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: DESAFIOS DE UM NOVO CURSO FRENTE A UMA ÁREA EM LEGITIMAÇÃO

CELIA MARIA RETZ GODOY DOS SANTOS

 DE LA CLASSE A LA CUENTA OU DA SALA DE AULA PARA O MERCADO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM RELAÇÕES PÚBLICAS

DANIEL REIS SILVA

 O ETHOS MULTIFACETADO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS E SUAS IMPLICAÇÕES NA ATUAÇÃO COMO MEDIADOR COMUNITÁRIO

IVONE DE LOURDES OLIVEIRA e ARLETE BOUZOU

 AS REVISTAS CIENTÍFICAS DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E SUAS MARCAS EPISTEMOLÓGICAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE FRANÇA E BRASIL

MARIÂNGELA BENINE RAMOS SILVA

 PLANEJAMENTO DE EVENTOS E CERIMONIAL: TEORIA E PRÁXIS NOS CURSOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL.

RAFAEL VERGILI

 FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS: MUDANÇAS NECESSÁRIAS PARA ADEQUAR A ARTICULAÇÃO DE REDES SOCIAIS DAS EMPRESAS AO ATUAL CONTEXTO TECNOLÓGICO

REGINA CELIA ESCUDERO CESAR

 RELAÇÕES PÚBLICAS: DILEMAS ÉTICOS NA ATUAL ESFERA PÚBLICA

TERCIA ZAVAGLIA TORRES

 EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

 

 

   GP 2 – COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS

CAROLINA FRAZON TERRA

 MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO E RELACIONAMENTO DA MARCA: O CASO DA CHOCOLATES GAROTO

CLAUDIO CARDOSO

 COMUNICAÇÃO INTERNA EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS

DAIANA STASIAK

 VISIBILIDADE E INTERAÇÃO NA ERA DA CIBERCULTURA: NOVAS PROPOSTAS COMUNICACIONAIS PARA AS ORGANIZAÇÕES

MONICA PIENIZ

 TECNICIDADE COMO MEDIAÇÃO ESTRUTURAL NO TRÂNSITO DAS AUDIÊNCIAS: APONTAMENTOS PARA A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL CONTEMPORÂNEA

ROSEANE ANDRELO

 A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO ELEMENTO CONSTITUTIVO DO PROCESSO DE INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

VANESSA MATOS DOS SANTOS

 POSICIONAMENTO EM AMBIENTE VIRTUAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO COM FAN PAGES

 

 

   GP 3 – COMUNICAÇÃO, IDENTIDADE E DISCURSOS

ANA ISAIA BARRETTO

 AS AÇÕES COMUNICACIONAIS PARA A CONSTRUÇÃO CULTURAL E IDENTITÁRIA NO TURISMO DE FRONTEIRA: CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

ANITA CRISTINA CARDOSO MAGALHÃƑES

 NARRATIVAS QUE CONSTROEM ORGANIZAÇÕES ? CASOS BNDES E VALE

CAROLINA FERNANDES DA SILVA MANDAJI

 MANIFESTAÇÕES BRASILEIRAS DE 2013: NOVAS CONSTRUÇÕES ENUNCIATIVAS EM AUDIOVISUAIS DAS MARCAS FIAT E JOHNNIE WALKER

DANIELA MODOLO RIBEIRO DE GOUVEA

 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM VALOR NAS ORGANIZAÇÕES

DIEGO WANDER SANTOS DA SILVA

 ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS EM TEMPOS DE VISIBILIDADE MEDIADA: REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA E OS DISCURSOS DAS ORGANIZAÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS

EMILIANA POMARICO RIBEIRO

 NOVAS NARRATIVAS ORGANIZACIONAIS

FERNANDA LOPES DE FREITAS

 ENTRE O MODERNO E O PÓS-MODERNO – UMA NOVA ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO: A ANÁLISE DISCURSIVA PUBLICITÁRIA DAS ORGANIZAÇÕES FAMILIARES.

GIOVANNA MIGOTTO DA FONSECA GALLELI

 CRISE AMBIENTAL E CRISE DE INFORMAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A OPINIÃO PÚBLICA NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE

ISAURA MOURÃO

 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: UM DISCURSO EM CONSTRUÇÃO

RICARDO FERREIRA FREITAS

 NAS ONDAS DO COPACABANA PALACE: SOBRE A IMPORTÂNCIA DO HOTEL NA CONSTRUÇÃO DA MARCA RIO

ROZALIA SOARES BATISTA

 COMUNICAÇÃO COM EMPREGADOS E SUAS MULTIPLICIDADES: TAXONOMIA, ESTRATÉGIA E REFLEXOS NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES

RUDIMAR BALDISSERA

 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E SUSTENTABILIDADE: OS SENTIDOS ACIONADOS EM DOIS LUGARES DE SUA INSTITUIÇÃO

 

   GP 4 – COMUNICAÇÃO, RESPONSABILIDADE E CIDADANIA

AGATHA CAMARGO PARAVENTI

 DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NA INCULTURAÇÃO DA ÉTICA: A ANÁLISE DE CASO DE QUATRO ORGANIZAÇÕES CERTIFICADAS NO GLOBAL REPORTING INITIATIVE (GRI) A+

ALANA NOGUEIRA VOLPATO

 AS RELAÇÕES PÚBLICAS COMO INSTRUMENTO DA COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA

BASILIO ALBERTO SARTOR

 COMUNICAÇÃO E INTERESSE PÚBLICO: A TRIANGULAÇÃO ?INICIATIVA PRIVADA ? PODER PÚBLICO ? COMUNIDADE?

CELSI BRONSTRUP SILVESTRIN

 COMUNICAÇÃO E VOLUNTARIADO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS DA REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER NO HOSPITAL ERASTO GAERTNER EM CURITIBA (PR)

CLARA MARIA PUGNALONI

 AÇÃO SOCIOCULTURAL: UMA PROPOSTA ESTRATÉGICA PARA AÇÃO CORPORATIVA.

CLARA SOARES BRAGA

 O MOVIMENTO MÃES DE MAIO E SUA LUTA POR VERDADE, JUSTIÇA E VISIBILIDADE

DENISE REGINA STACHESKI

 COMUNICAÇÃO PÚBLICA, ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E ENVELHECIMENTO CIDADÃO. CAMPANHA? ENVELHECIMENTO ATIVO E SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES? ? PORTUGAL.

DEVANI SALOMÃO DE MOURA REIS

 INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS GERENCIAIS DAS INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS

LUIZ CARLOS DE MACEDO

 COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NO VAREJO: UM ESTUDO NAS EMPRESAS VAREJISTAS DE GRANDE PORTE NO ESTADO DE SÃO PAULO

MARCIO SIMEONE HENRIQUES

 DESAFIOS À COMUNICAÇÃO PÚBLICA EM PROCESSOS DE GESTÃO COMPARTILHADA: A INTERLOCUÇÃO ENTRE PODER PÚBLICO E CIDADÃOS NA PROPOSTA DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE

MARCUS VINICIUS DE JESUS BONFIM

 IMPACTOS DA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO NA COMUNICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS

MARIA JOSÉ DA COSTA OLIVEIRA

 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E PÚBLICA NA INTERFACE COM DEMOCRACIA E DELIBERAÇÃO

REGIANE REGINA RIBEIRO

 AS PRÁTICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ORGANIZAÇÕES PARANAENSES: DO DESCONHECIMENTO AO USO A FAVOR DA IMAGEM INSTITUCIONAL

 

GP 5 – COMUNICAÇÃO, POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS

ANGELA CRISTINA SALGUEIRO MARQUES

 DIÁLOGO E ORGANIZAÇÕES: CENAS DE DISSENSO E PÚBLICOS COMO ACONTECIMENTO

CLEBER BROIETTI

 COMUNICAÇÃO INTERNA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DO AGRONEGÓCIO

CLEUSA MARIA ANDRADE SCROFERNEKER

 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E ESTRATÉGIA: (RE)PENSAR PARA COMPREENDER

DANIELA FERREIRA DE OLIVEIRA

 POR UMA METODOLOGIA QUE DESVENDE A CULTURA DO MERCADO PUBLICITÁRIO BRASILEIRO

FABIA PEREIRA LIMA

 DESAFIO METODOLÓGICO NO ESTUDO DA ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA COMUNICATIVA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE A PARTIR DA GROUNDED THEORY

ISABELA GASPAR SILVA

 AS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CATÓLICAS? UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS

LEBNA LANDGRAF DO NASCIMENTO

 PARÂMETROS PARA ANÁLISE DE PROCESSOS E PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS NO SETOR PÚBLICO

LETÍCIA DE CASTILHOS

 COMPLEXIDADE E SUBJETIVIDADES NAS ORGANIZAÇÕES: DESAFIOS E (IN)CERTEZAS

LUCIANA DE OLIVEIRA

 TEORIAS DO ACONTECIMENTO E CRISE ORGANIZACIONAL: SUGESTÕES PARA UM DIÁLOGO PRODUTIVO

MARIA LUCIA BETTEGA

 RITUAIS CORPORATIVOS COMO MEIO DE COESÃO DE GRUPOS SOCIAIS

MONALISA LEAL PEREIRA

 GERENCIAMENTO DA ROTINA DE COMUNICAÇÃO POR MEIO DE PROJETOS: UMA EXPERIÊNCIA NA EMBRAPA

MONICA CARVALHO DE OLIVEIRA

 O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NA LEGITIMAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO

PAULO HENRIQUE LEAL SOARES

 COMUNICAÇÃO INTERNA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

RENATA C?SSIA ANDREONI DE SOUZA

 MEMÓRIA ORGANIZACIONAL: UMA POSSIBILIDADE DE GESTÃO SOBRE A PLURALIDADE DAS NARRATIVAS NA PRÁTICA DA ESTRATÉGIA E DA COMUNICAÇÃO

RICARDO BENEVIDES

 RELAÇÕES PÚBLICAS E AS POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO COM FORNECEDORES: O CRITÉRIO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

TANIA OLIVEIRA PEREIRA

 ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES COM A IMPRENSA E SEUS IMPACTOS NA REPUTAÇÃO CORPORATIVA

TASSIARA BALDISSERA CAMATTI

 REFLEXÕES SOBRE A COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA LUHMANNIANA

VIVIANE FUSHIMI VELLOSO

 O PERFIL DO COMUNICADOR ORGANIZACIONAL E SUA VISÃO SOBRE A INTERFACE DA COMUNICAÇÃO COM A ÁREA DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

VIVIANE REGINA MANSI

 COMPLEXIDADE, COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E COMUNICAÇÃO INTERNA

 

GP 6 – COMUNICAÇÃO E INTERCULTURALIDADE

AMANDA BRAGA SILVEIRA

 A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: QUESTÕES DE ESTIGMA E PRECONCEITO.

ANA CRISTINA DA COSTA PILETTI GROHS

 MULTICULTURALISMO E INTERCULTURALISMO: ESTAMOS PREPARADOS PARA ISSO?

CAROLINA DE AVELLAR BARBOSA MORETTI

 COMUNICAÇÃO E INTERCULTURALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES: BASES TEÓRICAS PARA ESTUDO LATINO-AMERICANO

DENISE PRAGANA VIDEIRA

CULTURA NACIONAL E A INFLUÊNCIA NA CULTURA DAS ORGANIZAÇÕES: ESTUDO DE CASO

FABIO RADIGONDA SERRATO

 COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL E O ACESSO À SAÚDE NA PERSPECTIVA DOS IMIGRANTES BOLIVIANOS NA CIDADE DE SÃO PAULO

GISLENE FEITEN HAUBRICH

 ESTUDOS SOBRE A RELAÇÃO COMUNICAÇÃO E TRABALHO: REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES

KARLA MARIA MÜLLER

 PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS FRONTEIRIÇAS: O PAPEL INTERCULTURAL DAS ORGANIZAÇÕES LOCAIS

LEILA GASPARINDO

 A INFLUÊNCIA DA CULTURA NACIONAL NOS NEGÓCIOS E O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NO ESTÍMULO À CULTURA DE INOVAÇÃO

MARCIA MARIA GARCON

 O PARADOXO ENTRE O POLITICAMENTE CORRETO E O DISCURSO DA DIVERSIDADE NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS.

MAURA PADULA

 CULTURA BRASILEIRA E CULTURA LATINO-AMERICANA: TRAÇOS E CARACTERÍSTICAS

RENATO RODRIGUES MARTINS

 DIAGNÓSTICO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA TRANSCULTURAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS INTERNACIONALIZADAS: AS APLICAÇÕES DE UM BANCO DE DADOS

 

 

ESPAÇO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ALICE ZEITUNE DE PAULA SILVEIRA DEZAN

 PLANEJAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNITÁRIAS: O PAPEL DO PROFISSIONAL E O CONCEITO DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO.

AMANDA MARTINS DOS SANTOS

 COMUNICAÇÃO PÚBLICA E RELAÇÕES PÚBLICAS: POTENCIALIZANDO AS AÇÕES DE CIDADANIA DO PROJETO FUTURO

AMANDA NORBERTO LUIZ

 COMUNICAÇÃO PÚBLICA E GOVERNAMENTAL: DESAFIOS DE IMPLANTAÇÃO DE UMA GESTÃO DA ÉTICA ORGANIZACIONAL E RE RELACIONAMENTOS

ANA BEATRIZ BALKO ALVES

 COMUNICAÇÃO COLABORATIVA E INTERAÇÃO: PERSPECTIVAS QUE SE ENTRELAÇAM

CAROLINA APARECIDA TEMOTEO MODESTO

 EXPATRIAÇÃO E ADAPTAÇÃO CULTURAL: A CONTRIBUIÇÃO DAS RELAÇÕES PÚBLICAS NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DOS EXPATRIADOS NAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS

DÉBORA BARALDI NININ

 OS PROCESSOS INTERACIONAIS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

FERNANDA NAVARRO FRIZZI

 RELAÇÕES PÚBLICAS E INTERCULTURALIDADE – UM ESTUDO DA COMUNICAÇÃO INTERNACIONAL

FERNANDA TARGA MESSIAS

 UMA ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS POLÍTICAS PELA COPAVI

ISADORA CRISTINA HOEPERS DUTRA

 A INSERÇÃO DAS DIRETRIZES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA CULTURA ORGANIZACIONAL DA ELETROSUL CENTRAIS ELÉTRICAS S.A.

LUMA DOS SANTOS CORRA

 A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS NO LOBBY: UMA REFLEXÃO SOBRE OS PERCURSOS POLÍTICOS EM PROL DA LEGALIZAÇÃO DO LOBBY NO BRASIL E OS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA ÁREA DE RP

MARIA LÚCIA WIGGERS

 EDUCOMUNICAÇÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL: ANÁLISE DE RESULTADOS DE AÇÕES EDUCOMUNICATIVAS EM ORGANIZAÇÕES DO PARANÁ

MARIANA TAIT ROMANCINI

 PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS COMO GESTOR ESTRATÉGICO DA COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA TRANSCULTURAL: UM ESTUDO DE CASO DA ANGELUS

ROBERTO DO LIVRAMENTO BUENO

 OS ESTEREÓTIPOS DA PROFISSÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS ? UMA ANÁLISE DAS IMAGENS PRECONCEBIDAS DA ATIVIDADE NA VISÃO DE PRÉ-VESTIBULANDOS

THAISA FERNANDA SARGI

 RELAÇÕES PÚBLICAS NA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ESTUDO DE CASO UAB/NEAD DA UEL

VALESCA AUDIBERT NAGL

 A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS NO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES