Edições anteriores

XIII CONGRESSO ABRAPCORP 2019

O XIII Congresso Brasileiro de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, com a temática “Comunicação Organizacional, Opinião Pública e Organizações” foi realizado na Faculdade Cásper Líbero em São Paulo entre os dias 06 a 09 de maio de 2019.

A 13ª edição foi a maior do Congresso Abrapcorp, contando com cerca de 450 congressistas, 133 trabalhos apresentados entre Grupos de Trabalho, Espaço Jovem Pesquisador e Colóquio Acadêmico, além de mais uma edição do Prêmio Abrapcorp de Teses e Dissertações e Jovem Pesquisador.

XII CONGRESSO ABRAPCORP 2018

O XII Congresso Brasileiro de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, com a temática “Comunicação Organizacional e relações públicas no contexto das diversidades” foi realizado em Goiâni entre os dias 14 e 18 de maio de 2018.

A 12ª edição do congresso promoveu espaço para troca de experiências científicas e empresariais sobre o tema proposto, contando com a presença de diversos professores pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais da área.

XI CONGRESSO ABRAPCORP 2017

A 11ª edição do Congresso Abrapcorp foi realizada em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre os dias 15 e 19 de maio. O evento contou com a presença de referências nacionais e internacionais que coordenaram e participaram de mesas de debates, além da realização de conferências, oficinas e workshops.

Em 2017, o Congresso deu continuidade à disseminação de pesquisas científicas e à ampliação da proximidade entre associados, mediante troca de experiências. A partir da abordagem do tema Comunicação Organizacional: enfrentamentos discursivos, políticos e estratégicos, buscou-se discutir, além desses pontos, a convergência midiática e os enfrentamentos discursivos; públicos, opinião pública e esfera pública; e estratégias de visibilidade e legitimidade das organizações e dos públicos.

X Congresso Abrapcorp 2016

O X Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas aconteceu na Universidade Anhembi-Morumbi, em São Paulo, entre os dias 17 e 20 de maio de 2016. Para esta edição o tema escolhido foi “Comunicação, Economia Criativa e Organizações” com o apoio da CAPES e FAPESP.

O Congresso objetivou:
(1) Fomentar a realização de pesquisas sobre a temática do Congresso, considerando sua atualidade e importância para a área de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas;
(2) Ser espaço para o diálogo e a crítica à consolidação da pesquisa na área de comunicação organizacional e de relações públicas, fomentando as redes de cooperação científica nacional e internacional;
(3) Discutir os avanços dos estudos relacionados ao tema das Indústrias Criativas.

IX Congresso Abrapcorp 2015

A nona edição do Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, ocorreu entre 13 e 15 de maio, em Campinas, dedicado ao tema “comunicação, governança e organizações”. A relevância do assunto se deve a compreensão de que os diversos elementos de governança que perpassam a comunicação das organizações se tornaram imprescindíveis na contemporaneidade e revelam a necessidade e a preocupação com novas formas de gerir mensagens e ações.

VIII Congresso Abrapcorp 2014

O VIII Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Abrapcorp teve como tema “Comunicação, Interculturalidade e Organizações: faces e dimensões da contemporaneidade”, proporcionando a reflexão dos pesquisadores, alunos e profissionais sobre a intersecção dos desafios apresentados pela sociedade contemporânea, sob o ponto de vista dos processos comunicacionais, da gestão das organizações entendidas como sistemas vivos e da interculturalidade como uma dimensão que permeia transversalmente o agir humano. O evento teve como sede a Universidade Estadual de Londrina, no Paraná.

VII Congresso Abrapcorp 2013

Para a sétima edição do Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas os pesquisadores da área decidiram-se pelo tema “Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas: entre a tradição e a inovação”. A intenção é a de estudar a produção de conhecimento em Comunicação a partir da tradição do pensamento comunicacional e das pesquisas já produzidas no País e no exterior, situando-o histórica e epistemologicamente, justificando suas tendências teóricas e metodológicas, de forma a avançar na circunscrição do campo da comunicação como ciência.

VI Congresso Abrapcorp 2012

O VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, foi realizado no período de 26 a 28 de abril de 2012, na Universidade Federal de Maranhão, na cidade de São Luis. Ressaltou a interface com estudos da linguagem e do discurso como uma tendência nos estudos e pesquisas de comunicação organizacional. As discussões e os debates realizados contribuíram para dar forma a novas abordagens sobre a produção, a circulação e a recepção de discursos organizacionais, com contribuições metodológicas para a sua análise.

V Congresso Abrapcorp 2011

O V Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Abrapcorp ocorreu na cidade de São Paulo, nas dependências da Faculdade Paulus de Comunicação, no período de 5 a 7 de maio de 2011, com o tema Redes sociais, Comunicação, Organizações, com apoio do CNPq, da CAPES e da FAPESP. Seus objetivos específicos foram: (1) refletir sobre as interferências das redes e mídias sociais no contexto organizacional; (2) debater sobre a questão do empoderamento dos públicos a partir dos usos das redes e mídias sociais e suas implicações na formação/transformação da opinião pública; (3) compreender as novas sociabilidades engendradas nas/pelas mídias e redes sociais; e (4) refletir sobre as contribuições resultantes das pesquisas realizadas na área de comunicação organizacional e de relações públicas voltadaa para a questão das redes e mídias sociais considerando sua relevância em termos de políticas e estratégias de comunicação. Foram discutidos os seguintes subtemas: Redes socias e sociabilidade, Comunicação colaborativa e organizações, Redes e mídias sociais: desafios para as organizações, Opinião pública e mídias sociais, Mídias sociais, incerteza e organizações.

IV Congresso Abrapcorp 2010

O IV Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, com o tema Comunicação Pública: Interesses Públicos e Privados ocorreu entre os dias 20 e 22 de maio de 2010, na cidade de Porto Alegre/RS e foi promovido e realizado pela Abrapcorp em parceria com a Fabico/UFRGS e com a Famecos/PUCRS. O IV Abrapcorp, realizado com o apoio do CNPq, CAPES e FAPESP,  teve como subtemas: Os estudos de comunicação pública e política no Brasil: Avanços e perspectivas; estratégias e produtos de comunicação do Estado; Opinião pública e construção de imagem institucional; e a comunicação de interesse público entre o Estado, mercado e sociedade. O congresso, que contou com mais de 400 participantes, obetivou: (1) debater os fundamentos teóricos e aplicados da comunicação pública no contexto da realidade brasileira e em uma perspectiva internacional; (2) analisar a camunição de interesse público e as relações entre Estado, mercado e sociedade; (3) refletir sobre as contribuições resultantes das pesquisas realizadas na área de comunicação organizacional e de relações públicas na temática voltada à comunicação pública, considerando sua relevância em termos de políticas e estratégias de comunicação; e ser espaço para o diálogo e a crítica para a consolidação da pesquisa na área de comunicação organizacional e das relações públicas e fomentar as redes de cooperação científica nacional e internacional.

III Congresso Abrapcorp 2009

O III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, com o tema Comunicação, Humanização e Organizações, ocorreu de 28 a 30 de abril de 2009, na cidade de São Paulo/SP e foi promovido e realizado pela Abrapcorp, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pelo CRP-ECA-USP. Assim como os dois primeiros congressos, o III Abrapcorp, pelo número de trabalhos apresentados, pela sua qualidade e pela participação de pesquisadores, reafirmou essas áreas de conhecimento como campo de investigação científica ao tempo em que ampliou a interlocução entre universidade, sociedade e mercado. Contando com o apoio das agências CAPES e FAPESP e de algumas organizações privadas parceiras, inclusive de entidades como a ABERJE, Intercom, Fapcom e Socicom, o III Abrapcorp fomentou a reflexão e discussão sobre a questão do humano nas organizações, particularmente no sentido de compreender como, pela comunicação, as organizações são/podem ser humanizadas. Atentou para tensões/paradoxos, tais como: os que envolvem a autonomia do indivíduo versus sua sujeição a regras e padrões comportamentais rigidamente estabelecidos pelas organizações; a liberdade expressiva e criativa versus a imposição de modelos de gestão controladores e invasivos; a adoção de modelos participativos e dialógicos versus os excessivos níveis de (des)informação; e a deificação das tecnologias versus a retificação dos trabalhadores e consumidores.

II Congresso Abrapcorp 2008

O II Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas deu continuidade ao debate iniciado com a realização do I Abrapcorp 2007, pretendendo consolidar cada vez mais a pesquisa acadêmica e os estudos nessas áreas de conhecimento, além de ampliar o espaço de interlocução entre universidade, sociedade e mercado. Foi promovido e realizado conjuntamente pela Abrapcorp, pela Faculdade de Comunicação e Artes e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social – Interações Midiáticas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, entre 28 e 30 de abril de 2008, em Belo Horizonte/MG. Sob o tema central Comunicação, Sustentabilidade e Organizações, também contou com o apoio das agências CAPES, FAPESP e FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, bem como de algumas organizações privadas parceiras, inclusive algumas das entidades de maior representatividade na área da Comunicação Social no Brasil, como ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial e Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. A escolha do tema pretendeu se alinhar aos debates contemporâneos, uma vez que se convencionou o ano de 2008 como Ano Internacional do Planeta Terra. Discutir o relacionamento entre o social e o natural, inserindo-se nesse debate, de maneira explícita, a discussão sobre a sua dimensão comunicativa foi um dos propósitos do evento.

I Congresso Abrapcorp 2007

O I Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas foi promovido e realizado conjuntamente pela Abrapcorp e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, de 3 a 5 de maio de 2007, na cidade de São Paulo, na Cidade Universitária da USP, e contou com o apoio das agências de fomento CNPq, FAPESP e CAPES. Sob o tema central A Comunicação Organizacional e as Relações Públicas no século XXI: um campo acadêmico e aplicado de múltiplas perspectivas, a realização deste Congresso assinalou um marco histórico dos mais relevantes nos estudos destes dois campos do conhecimento. Confirmou-se naquele evento o que já era sinalizado tanto no âmbito acadêmico como na esfera do próprio mercado de trabalho: existe hoje no país uma massa crítica representada por um contingente bastante significativo de pesquisadores capazes de debater as interfaces, as modalidades e a produção científica em tornos das relações públicas e da comunicação organizacional. A resposta positiva do público pôde ser evidenciada não só pelo número expressivo de inscritos, cerca de 500 participantes, mas, sobretudo, pelo volume e pela qualidade dos trabalhos apresentados nas diferentes sessões deste evento.