Trabalhos selecionados para o XII Congresso Abrapcorp

abril 24, 2018 12:53 am

GP 1 – COMUNICAÇÃO, PESQUISA, ENSINO

 

Sessão 1: Ensino e pesquisa

 

Perfil e trajetória do egresso dos cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Rádio e Televisão, da Universidade Federal do Maranhão? UFMA: (2007 a 2015).

Esnel Jose Fagundes, Silvio Rogério Rocha de Castro (UFMA)

 

O que acontece com os Cursos de Relações Públicas no Brasil? Motivos da diminuição do oferecimento dos cursos pelas IES

Maria Aparecia Ferrari (USP)

 

A relação professor-aluno mediada por tecnologias digitais: proposta de investigação nos cursos de graduação em Relações Públicas

Alana Nogueira Volpato

 

Relações Públicas: competências profissionais para a geração de valor organizacional
Camilo Catto (UTFPR), Marcos José Zablonsky

 

Sessão 2: Ensino e aspectos teóricos

 

A práxis de Relações Públicas:  olhares teóricos possíveis.

Marcelo de Barros Tavares (UniRitter)

 

Institucionalização e matriz epistemológica: por uma história social do campo científico da Comunicação Organizacional e Relações Públicas

Talles Rangel Rodrigues (Rede Bandeirantes de Televisão)

 

Mídias institucionais e educação: canais de comunicação e atuação pedagógica.  
Keynayanna Kessia Costa Fortaleza (PUCRS)

 

Proposta metodológica de análise de memes utilizados como estratégia de comunicação organizacional: a experiência da UFG

Luiz Felipe Fernandes Neves (UFG)

 

Sessão 3: Pesquisas e aplicações teóricas

 

A Economia Criativa como ambiente de aprendizado criativo e inovação organizacional
Luciano Nunes Suminski (Evolução Comunicação e Marketing)

 

Relações Públicas e Comunicação no contexto de organizações públicas de saúde: primeiras inferências para uma abordagem epistemológica
Sandra Nunes Leite, Emanuelle Rodrigues (UFAL)

 

Racionalidade substantiva: uma inserção na comunicação organizacional

Milene Montemesso Cunico (PUCRS)

 

A fotografia em Relações Públicas

Ana Domitila Rosa Lemos Silva

 

GP 2 – COMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS    

 

Sessão 1: Comunicação Relacional e Tecnologias

 

Reconfigurações da Comunicação Organizacional na contemporaneidade: protocolos demandados pela mediação estrutural da tecnicidade

Monica Pieniz (UFRGS)

 

A dinâmica relacional tecnológica das organizações por meio da materialização da retórica nos ambientes digitais

Elisangela Lasta (UFRGS)

 

Relacionamentos midiatizados: como estabelecer relações de confiança em tempos de fake news?

Bianca Dreyer (USP e FCL), Elizabeth Saad Corrêa (USP)

 

O Ativismo pela internet livre no Brasil: ecologia digital de uma rede organizacional 

Ana Thereza Nogueira Soares (Universidade de Brasília – UnB)

 

Sessão 2: Interação, mensuração, relacionamento e visibilidade no contexto digital

 

Diálogo e a interação no contexto das Ouvidorias Virtuais: algumas aproximações

Francielle Benett Falavigna, Cleusa Maria Andrade Scroferneker (PUCRS)

 

Mensuração de Resultados em Comunicação na Inovação: Humanização e Sustentabilidade

Luciano Nunes Suminski (PUCRS e Evolução Comunicação e Marketing)

 

O algoritmo do Facebook impulsiona estratégias de Relações Públicas Digitais?

Carolina Frazon Terra (USP)

 

Visibilidade do conhecimento nas Tecnologias Digitais: uma análise das fanpages de universidades federais mineiras

Pedro Augusto Farnese de Lima (Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais)

 

Sessão 3: Tecnologias, inovações e estudos de caso

 

Big data e Inteligência Artificial são a nova onda disruptiva a desafiar os profissionais

Dulce Margareth Boarini (UMESP)

 

A Comunicação Organizacional Por Meio Da Diversidade Midiática No Ambiente Corporativo: Um Breve Estudo De Caso

Luiz Ananias (Jad Zogheib e Cia Ltda)

 

Feminismo, Ativismo Online e Organizações em Ambiência Digital: análise do uso das hashtags #Assédioécrime e #Nãoénão em campanhas institucionais no Twitterno Carnaval de 2018

Gisela Maria Santos Ferreira De Sousa, Maria do Carmo Prazeres Silva (UFMA)

 

Do Real ao Virtual: O Relacionamento de Companhias Brasileiras de Capital Aberto com Investidores – Uma Observação no Uso do Twitter pelo Itaú Unibanco, Petrobras e Vale

Orlando Costa Goncalves Junior (Instituto de Educação Superior de Brasília)

 

GP 3 – COMUNICAÇÃO, IDENTIDADE, DISCURSOS

 

Sessão única

 

Panorama da Gestão da Diversidade nas maiores empresas brasileiras

Bruno Pacheco Carramenha (FAAP)

 

Novas Narrativas De Relações Públicas: Transformadoras Para Uma Sociedade mais Inclusiva e Humanizada

Emiliana Pomarico Ribeiro, Natália de Campos Tamura, Paulo Nassar

 

Aproximações preliminares entre Representação Política eRelações Públicas: organizações privadas, reivindicações de representação e comunicação estratégica

Daniel Reis Silva

 

A (Re)construção da Marca Rio e seus discursos: Medo, Comunicação e Megaeventos

Flávia Barroso de Mello, Ana Teresa Gotardo, Ricardo Ferreira Freitas (UERJ)

 

Vozes do ensino superior e o olhar para a (não) inclusão: a disforia no discurso institucional

Vânia Penafieri (FCL, PUCSP)

 

GP 4 – Comunicação, Responsabilidade Social e Cidadania

 

Sessão 1:  Desafios e perspectivas para a construção da igualdade na diversidade

 

Painel de abertura: Igualdade, Direitos Humanos e Cidadania

Cicilia Krohling Peruzzo

 

Diversidade nas organizações: das lutas sociais às políticas de gestão

Ricardo Goncalves de Sales (USP)

 

Comunicação e cidadania no processo de inclusão de pessoas com deficiência nas organizações

Ana Cristina Cypriano Pereira, Liliana Maria Passerino (UFRGS)

 

Sessão 2:  Responsabilidade social e organizações: práticas e desafios

 

Uma Crítica da Comunicação para a Sustentabilidade na Indústria do Imaginário

Veronica Reis Cristo (USP)

 

O papel de relações públicas no fortalecimento do empreendedorismo social

Maria José da Costa Oliveira e Silvana Maria Nader 

 

Memória cultural de uma pesquisa em emissora pública e as políticas públicas de extinção das fundações: o caso da TVE-RS

Ana Luiza Coiro Moraes (FCL)

 

GP 5 – Comunicação, Políticas, Estratégias

 

Sessão 1 : Relações Públicas no Contexto das Diversidades

 

(Re) pensar a comunicação estratégica a partir da alteridade e da dissidência

Luciana Buksztejn Gomes (PUCRS), Rosângela Florczak

 

Haters, Organizações e Opinião Pública: Os Odiadores Como Públicos Potenciais da Promoção da Diversidade em Contextos Digitais

Bárbara Miano (USP), Luiz Alberto de Farias (USP, UMESP)

 

A diversidade em pauta: possíveis leituras sobre a exposição Queermuseu a partir da comunicação organizacional

Fernando Carara Lemos (Grêmio Náutico União), Daniela Firmino Cidade, Luciana Buksztejn Gomes, Renata Cássia Andreoni de Souza

 

Entre o silêncio velado e o discurso formal: uma proposta de estudo sobre a participação da mulher na aviação brasileira

Simone Cristina Dantas Miranda

 

Diversidade como determinante na cultura e na comunicação para promover a inovação em multinacionais brasileiras

Leila Gasparindo (Trama Comunicação)

 

Sessão 2: Relações Públicas, Desempenho e Estratégias Organizacionais

 

Os ativos intangíveis como alternativa para demonstração de valor em relações públicas

Valéria de Siqueira Castro Lopes (USP, FCL)

 

Sistemas de Medição de Desempenho Aplicados à Comunicação: uma Proposta de Mensuração de Investimentos

Rafael Figueiredo Cruz e Silva (Petrobras)

 

O posicionamento comunicacional de empresas alimentícias diante dos novos hábitos alimentares de seus consumidores

Renata Calonego, Mariana Carareto

 

O relacionamento como estratégia de comunicação: um referencial teórico e metodológico do estudo com pequenas empreendedoras brasileiras

Juliana Wruck (USP)

 

As respostas dos indivíduos da Sociedade Midiatizada diante de impactos organizacionais: uma análise dos comentários no Facebook da Samarco Mineração

Mariana Carareto

 

Sessão 3Educação, Cultura e Comunicação nas Relações Públicas

 

Relações Públicas, Educação e Competências comunicacionais: Ensaio sobre uma Abordagem Educativa das Relações Públicas

Fernanda Terezinha de Almeida

 

A gestão de relacionamentos em ambientes organizacionais multiculturais pela visão do aluno de relações públicas

Isabella Pinto de Barros Lima

 

A Influência da Cultura e da Comunicação no Relacionamento dos Associados com suas Cooperativas: uma análise para partir das dimensões de Hofstede.

Maura Padula (PUC Campinas), Maria Aparecida Ferrari (USP)

 

A Tecnologia e o Modelo de Comunicação do Sistema de Bibliotecas da UFG

Maria Francisca Magalhães Nogueira, Rose Mendes da Silva (UFG)

 

Sessão 4Diversidade, Pessoas e Organizações nas Relações Públicas

 

A Relação entre a Comunicação Organizacional e Diversidade na ótica de Profissionais de Recursos Humanos

Cassiana Caglioni (Instituição Toledo de Ensino), Maria Eugenia Porem (UNESP), Marina Dorigo

 

A comunicação como fator de engajamento da geração millennial no novo ambiente organizacional de empresas brasileiras

Denise Pragana Videira (USP)

 

Comunicação organizacional e a valorização da diversidade no ambiente laboral: estudo exploratório em uma empresa de recuperação de crédito

Maria Eugenia Porem (UNESP), Celia Maria Retz Godoy dos Santos, Raquel Cabral

 

A Comunicação Interna, a Cultura Organizacional e a Gestão do Conhecimento Integrado a Serviços Terceirizados

Patrícia Pavanello (UNESP)

 

GP 6 – COMUNICAÇÃO PÚBLICA, POLÍTICA E GOVERNAMENTAL

 

Sessão 1: Comunicação pública e representações estratégicas

 

Comunicação Pública e interatividade nas fanpages das instituições públicas de ensino superior no estado de Goiás

Stephanie Silva Justino, Tiago Mainieri de Oliveira (Instituto Federal de Goiás)

 

Ética nas políticas e nas pesquisas sobre comunicação pública 

Cláudia Lemos (Câmara dos Deputados)

 

Dimensões públicas da controvérsia da pílula do câncer 

Aline Bastos (UFMG)

 

A comunicação pública na dimensão das agências reguladoras brasileiras e as (im) possibilidades de diálogo

Daniela Firmino Cidade (Concessionária da Rodovia Osório Porto Alegre SA)

 

A representação da área nuclear no imaginário e seu espaço no (não-) desejo

Tariana Brocardo Machado

 

Sessão 2Comunicação política e interfaces governamentais

 

Análise do perfil dos comunicadores na carreira diplomática brasileira

Camila Verbisck Alcantara Bonfim, Maria Aparecida Ferrari (USP)

 

Discurso político, poder e manipulação: as estratégias discursivas do presidenteMichel Temer

Edson Leite Júnior

 

Fotografia, imaginação e rememoração: reflexões para um projeto de memória institucional do Ministério Público do Estado do Maranhão

Luciana Saraiva de Oliveira Jerônimo, Leandro Almeida Ferreira (UFMA)

 

O discurso da diversidade em campanhas do dia dos namorados no brasil

Denise Avancini Alves (UFRGS), Fernanda Noschang (UFRGS), Shayane Machado dos Santos (UFRGS) e Fiorenza Zandonade Carnielli (UFRGS/UCS)

 

Humor e Política no Contexto Brasileiro: O Sensacionalista e suas Narrativas nas Nuances da Comunicação

Roberto Gondo Macedo (Mackenzie)

 

Espaço de Iniciação Científica – EIC

 

Sessão 1

 

As mídias sociais como estratégia de comunicação interna: rompendo barreiras e superando hierarquias.

Manuella Noschang Lopes da Silva

 

Planejamento de Relações Públicas para a fanpage da franquia Mercadão dos Óculos de Franca – SP.

Fernanda Lica Aires da Costa

 

O combustível da Petrobras para seguir em frente: análise semionarrativa da marca depois da crise.

Nathalia Lopes

 

Crise: fator operador de mudanças na organização e na comunicação organizacional. 

Marina Brauna

 

A marca não é o nome: os impactos causados pela atualização do projeto de marca do Shopping da Bahia.

Jadson Moreira Da Cunha

 

As organizações e as mídias: um estudo sobre a Caterpillar 

Fernanda Luz Moraes, Aurea Araújo Bernardo, Yasmin Dutra, Francielle Benett Falavigna

 

Sessão 2

 

O profissional de relações públicas no contexto das causas sociais: estudo abordando a violência doméstica contra a mulher na cidade de Lençóis Paulista.

Renan Rossini

 

A responsabilidade social corporativa e a inserção da mulher refugiada no mercado de trabalho: um estudo do projeto “Empoderando Refugiadas”.

Mariana Caxambu

 

Preconceito de gênero, cultura e poder: desafios comunicacionais de mulheres líderes no mercado de trabalho da Serra Gaúcha.

Kamila Angela Negri

 

Relações públicas para organizações sem fins lucrativos: por uma comunicação humanista e transformadora em prol do engajamento.

Isabela Ospital

 

Campanha de captação de recursos, redes sociais e voluntariado: o caso Arthur.

Juliane Chaves

 

Sessão 3

 

Teorias da Comunicação Organizacional. Produção científica da Abrapcorp entre 2011 e 2012.

Gustavo Azevedo da Silva Santos

 

Marshall Mcluhan, o cordel como meio frio e os sentidos em Relações Públicas

Daniele de Lima da Silva

 

As identidades culturais na práxis das Relações Públicas internacionais.

Scarlet Alencastro Vanin Dutra de Souza

 

O impacto do mundo líquido nas relações humanas e o desafio dos profissionais de Relações Públicas na era da transição.

Fabiene Mattos Souza

 

As Relações Públicas e a identificação da alteridade.

Rafael Gomes da Silva

 

Programação: http://abrapcorp2018.com/programacao/