Comunicação afetiva: despertando o amor e a cultura da não-violência no universo corporativo

Data:  26 de outubro

Horário: 09h30 às 18h30

Local: Av. Paulista, 1159 – cj. 1118 – Bela Vista, São Paulo/SP

 

Ementa

Afeto e ambiente corporativo podem parecer, em um primeiro momento, assuntos desconectados e até incompatíveis. Por muitos anos, o “selvagem mundo dos negócios” não permitia emoções e vulnerabilidades em seus contextos, valorizando apenas o pensamento racional e a geração de resultados.

Tempos atuais, no entanto, pedem uma mudança nesse paradigma. Assoberbadas de informação e de múltiplos apelos visuais e fontes de entretenimento, pessoas de todos os locais, idades, e classes sociais dão atenção apenas àquilo que, de alguma forma, as move, comove e afeta. O curso pretende colaborar para que organizações possam cativar seus públicos, estabelecendo conexões genuínas e produtivas com eles por meio da implantação de técnicas de comunicação não-violenta em práticas internas e externas. Pretende-se mostrar também que, mais do que criar comunidades e gerar reflexos positivos em seus negócios, organizações que empreendem ações comunicacionais baseadas no diálogo e na empatia contribuem significativamente para formação de uma sociedade mais harmônica e pacífica.

 

Objetivos

Capacitar profissionais para os novos desafios da comunicação em rede e para a necessidade de estabelecimento de diálogo eficaz com stakeholders; Fornecer meios para consolidação de culturas organizacionais pautadas pela empatia e senso de propósito; Inspirar organizações a adotarem linguagem afetivas e posturas não-violentas com seus públicos de relacionamento; Promover reflexões acerca do papel das organizações na formação de uma sociedade mais pacífica e compassiva.

 

Público

Profissionais da área de comunicação de empresas públicas ou privadas; Estudantes de comunicação.

 

Cronograma

O novo contexto corporativo: por que relacionamentos importam

  1. A comunicação em rede e a economia da atenção
  2. Criando instituições cativantes
  3. Os 6 pilares da comunicação afetiva

A empresa como sistema

  1. Os impactos das organizações na sociedade atual
  2. Por que transformar de dentro para fora
  3. Cultura organizacional e a busca por propósito

A comunicação afetiva no dia a dia

  1. Planejamento da comunicação dialógica
  2. Criando agentes de confiança
  3. Transformando haters em geradores de oportunidades
  4. Liderança criativa, empática e equilibrada

 

Currículo da professora

Aline Castro –Jornalista, mestre em comunicação institucional pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 2009, exerce o cargo de diretora de comunicação social no Tribunal Regional do Trabalho da 2a Região. Tem experiência como palestrante e tutora de cursos em ensino a distância, incluindo a criação e monitoria do curso “Comunicação Não-Violenta: a empatia como meio de aprimoramento de relacionamentos pessoais e profissionais”.

 

Carga horária/Valor

8 horas de curso – R$450,00

Até dia 30/09 – 40% de desconto para associados e 30% para não associados