Vulnerabilidades, desigualdades e resistências em contextos organizacionais

Data: 09 e 10 de abril

Horário: 14h às 18h30 e 09h às 18h30

Local: Av. Paulista, 1159 – cj. 1118 – Bela Vista, São Paulo/SP

 

Ementa

O curso visa abordar as distinas vulnerabilidades e desigualdades que se manifestam situacionalmente e relacionalmente em contextos organizacionais, revelando processos de injustiça articulados à fabricação constante e paciente de formas de vida que resistem a opressões e violências diluídas e naturalizadas nas experiências cotidianas. Vulnerabilidades existem em contexto e estão ligadas a expectativas normativas, discursos, enquadramentos epistemológicos e institucionais, arranjos sociais, relações de dominação, naturalizações de assimetrias e ideologias. Por isso mesmo, toda forma de vulnerabilidade possui dimensões éticas e políticas que requerem que pensemos sobre a manifestação e expressão de sofrimentos (sobretudo morais), desejos e necessidades; e a subjetivação de sujeitos políticos vulneráveis e suas redes interacionais de suporte e resistência, principalmente nos contextos institucionais e organizacionais.

 

Objetivos

Apresentar aos alunos os fundamentos e discussões teóricas sobre o conceito de vulnerabilidade no âmbito da comunicação organizacional ; Desenvolver uma visão crítica sobre as relações de trabalho, as formas de poder e resistência no contexto organizacional;  Problematizar os conflitos morais e desigualdades que envolvem a comunicação organizacional, a dimensão ética e a constituição de cenas de dissenso em contextos institucionais; Analisar o impacto das transformações sociais e o esgarçamento das relações humanas, a precarização do trabalho e o papel das organizações no cenário neoliberal. Problematizar as relações organizacionais enfatizando o encontro com a alteridade.

 

Público

Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados em uma abordagem crítica das vulnerabilidades, assimetrias de poder, desigualdades e processos de resistência produzidos nos contextos organizacionais.

 

Cronograma

1ª aula 

O conceito de vulnerabilidade e sua relação com práticas de resistência

Vulnerabilidades em contextos organizacionais

Alteridade, diferenças e desrespeito em cenas de dissenso organizacionais (raça e gênero)

Ausência de reconhecimento em situações de violência envolvendo raça e gênero

2ª aula 

Vidas precárias, autonomia e enquadramentos institucionais

O outro vulnerável: rosto, hospitalidade e ética da responsabilidade

Vulnerabilidades e afetos na pesquisa em Comunicação Organizacional: desafios e possibilidades

Avaliação do curso e discussão sobre atividade avaliativa

 

Currículo dos professores

Ângela Marques – Professora da UFMG, onde cursou Mestrado e Doutorado em Comunicação. Pós-Doutora pela Universidade Stendhal Grenoble III, França (2008). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Pesquisadora associada ao Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (MARGEM) – DCP-FAFICH. Organizadora dos livros Esfera Pública, Redes e Jornalismo (E-Papers, 2009); A Deliberação Pública e suas dimensões sociais, políticas e comunicativas: textos fundamentais (Autêntica, 2009); Comunicação e Política (Summus, 2011); Vulnerabilidades, justiça e resistências nas interações comunicativas (SELO PPGCOM, 2018). Co-autora, com Angie Biondi, do livro Apelos solidários: enunciação e visibilidade na fala política de vítimas em sites de redes sociais (Intermeios, 2017); co-autora, com Luis Mauro Sá Martino, do livro Ética, Mídia e Comunicação: relações sociais em um mundo conectado (Summus, 2018); co-autora, com Marco Aurélio Máximo Prado, do livro Diálogos e Dissidências: Michel Foucault e Jacques Rancière (Appris, 2018). Na área de Comunicação Organizacional publicou, em co-autoria com Tiago Mainieri, Comunicação e poder organizacional: enfrentamentos discursivos, políticos e estratégicos (CEGRAF/ UFG, 2018); em co-autoria com Ivone Lourdes de Oliveira; Fábia Lima e Daniel Reis organizou os seguintes livros: Comunicação Organizacional: vertentes conceituais e metodológicas – volumes 1 e 2 (Selo PPGCOM, 2017).

Luis Mauro Sá Martino – Graduado em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1998), com Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Pós-Doutorado na School of Political, Social and International Studies na University of East Anglia, na Inglaterra (2008-2009). Professor do PPG em Comunicação da Cásper Líbero, onde leciona também na Graduação do curso de Jornalismo. Professor do curso de Música da Faculdade Cantareira. Autor, entre outros, dos livros “Teoria das Mídias Digitais” (Vozes, 2014), “Mídia, Religião e Sociedade” (Paulus, 2016), “The Mediatization of Religion” (Routledge, 2013), “Teoria da Comunicação” (Vozes, 2009), “Comunicação e Identidade” (Paulus, 2010) e “O habitus na Comunicação” (Paulus, 2003).

 

Carga horária/Valor

12 horas de curso – R$750,00